Log in with Facebook Log in
Log in

Not registered? Sign up for free »

Mini síntese do que aprendi

×
Loading..

Related images

Licença livre é toda licença que garante ao receptor de uma obra protegida por direito autoral as liberdades de utilizar e gozar dos benefícios do seu uso, copiar e distribuir, estudar e modificar e distribuir modificações daquela obra. Para que essas liberdades sejam eficientes, tais licenças são concedidas em caráter irrevogável e, quando aplicável, exigem que o trabalho seja distribuído de forma a facilitar modificações futuras. No caso dos softwares, faz-se necessário fornecer sempre o código fonte.
GNU General Public License (Licença Pública Geral), GNU GPL ou simplesmente GPL, é a designação da licença para software livre idealizada por Richard Matthew Stallman em 1989, no âmbito do projeto GNU da Free Software Foundation (FSF). A GPL é a licença com maior utilização por parte de projetos de software livre, em grande parte devido à sua adoção para o projeto GNU e o sistema operacional GNU/Linux. O software utilizado para administrar o conteúdo da Wikipédia é coberto por esta licença, na sua versão 2.0 ou superiores.
As licenças Creative Commons são várias licenças de copyright , publicadas primeiramente em 16 de dezembro de 2002 pelo Creative Commons, uma organização sem fins lucrativos fundada em 2001. Várias dessas licenças, notadamente todas as licenças originais, garantem certos "direitos básicos",1 como o direito de distribuir obras com direitos autorais sem modificações, a custo zero. Algumas das licenças mais recentes não garantem tais direitos. As licenças Creative Commons estão disponíveis atualmente em 43 diferentes jurisdições pelo mundo, com mais de dezenove outras sob desenvolvimento.2 Licenças para jurisdições fora dos Estados Unidos estão sob a tutela da Creative Commons International.
Princípios do Desenho Universal na Aprendizagem www.udlcenter.org
Recursos Educativos Abertos são “o fornecimento livre, através das Tecnologias de Informação e Comunicação, de recursos educativos para consulta, uso e adaptação sem fins comerciais, por uma comunidade de utilizadores”. Unesco (2002)
A Educação Aberta refere-se a diversos projetos educacionais que visam permitir o livre acesso aos mesmos. Um dos primeiros exemplos do princípio da educação aberta foi o programa OpenCourseWare, criado em 2002 pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), e seguido por mais de 200 universidades e organizações. Similar à Declaração de Berlim sobre o Acesso Livre ao Conhecimento nas Ciências e Humanidades do movimento Open Access, são os objetivos e intenções de Educação Aberta especificado na declaração de Ensino Aberto na Cidade do Cabo
Curso Online Aberto e Massivo, do inglês Massive Open Online Course (MOOC), é um tipo de Curso Aberto através da web, que visam oferecer a um grande número de alunos a oportunidade de ampliar os seus conhecimentos num processo de co-produção.
Conteúdo aberto (open content em inglês), termo cunhado por analogia com código-fonte aberto (open source), descreve qualquer tipo de trabalho criativo (por exemplo, artigos, imagens, áudio, vídeo etc.) que pode ser utilizado sem (ou com poucas) restrições legais (podendo ser de domínio público ou publicado sob uma licença de direitos de autor não-restritiva) e que é distribuido num formato que explicitamente permite a cópia da informação.
Um breve olhar sobre as UDL www.youtube.com
Vídeo sobre Creative Commons www.youtube.com As licenças Creative Commons explicadas nesta animação da Nova Zelândia.